Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Descrição do Sistema
Início do conteúdo da página

Descrição do Sistema

forço governamental para manter controle efetivo nas fronteiras terrestres requer acompanhamento preciso, perene e multidisciplinar de atividades que possam assumir características perniciosas, lesivas, ou até mesmo ameaçadoras aos interesses nacionais, em toda a zona de fronteira terrestre.

         Para tanto, torna-se necessária a atualização e a ampliação de meios capazes de coletar, tratar e veicular informações aos órgãos encarregados das ações governamentais que darão consequências práticas ao disposto pelo Governo Federal.

        Tirando proveito da considerável capilaridade de presença do Exército Brasileiro por toda a extensão do território nacional, em especial ao longo da zona de fronteira, o SISFRON mostra-se uma solução eficiente e eficaz a responsabilidade primária de aquisição e gerenciamento das informações, permitindo um apoio com melhor eficiência às demais entidades governamentais envolvidas na tarefa de vigiar e proteger as fronteiras. É no contexto do Sistema de Comando e Controle da Força Terrestre (SC2FTer) que se insere este “Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras”, doravante referenciado como SISFRON, que se constitui em um Sistema de Comando e Controle (C2) para a região de fronteira terrestre. O Sistema preocupa-se com todos os aspectos funcionais que compõem a resposta à atribuição de monitorar e defender os 16.886 quilômetros de fronteira terrestre brasileira. Seu foco está nos limites secos e fluviais da Região Amazônica e na sua continuação até o Rio Grande do Sul.

Diante da multitude de atividades envolvidas na vigilância da extensa faixa territorial fronteiriça, o Sistema deve ter por consequência a capacidade de interoperar com as mais diversas entidades governamentais potencialmente envolvidas, dentre outros, como:

- Comando da Aeronáutica;

- Comando da Marinha;

- COMDABRA;

- SIPAM;

- ABIN;

- Ministério da Agricultura e Instituto Nacional de Meteorologia (INMET);

- Ministério da Saúde;

- Defesas Civis dos Estados Fronteiriços – Governos Estaduais;

- Ministério da Justiça, Departamento da Polícia Federal (DPF), Polícia Rodoviária Federal;

- Ministério da Fazenda e Receita Federal do Brasil (RFB);

- Ministério do Meio Ambiente;

- Ministério da Defesa;

- Forças Aliadas, no contexto da UNASUL.

O es

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página