Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico do CCOMGEX
Início do conteúdo da página

Histórico

 A Arma do Comando, ao longo dos seus 60 anos de história, vem experimentando profundas transformações. O vertiginoso avanço da tecnologia da informação revolucionou o combate moderno, promovendo a evolução das técnicas, dos equipamentos e, principalmente, dos sistemas utilizados pelos Exércitos para Comandar e Controlar as operações militares.
     Acompanhando essas tendências e a fim de aumentar a capacidade operacional do Exército Brasileiro, nas áreas de Comunicações e Guerra Eletrônica, foi ativado, em 20 de fevereiro de 2009, o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), fruto da fusão da antiga Diretoria de Material de Comunicações Eletrônica e Informática (DMCEI) e do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE).
     Possuía como Organizações Diretamente Subordinadas (OMDS): a Companhia de Comando e Controle (Portaria Cmt Ex nº 155, de 23 de março de 2009), o Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (Portaria Cmt Ex nº 156, de 23 de março de 2009) e a Base Administrativa  (Portaria Cmt Ex nº 157, de 23 de março de 2009). Logo em seguida, a Escola de Comunicações (EsCom), saiu de sua sede do Rio de Janeiro, passando a integrar o CCOMGEX, conforme portaria nº 125, de 10 de março de 2010.
   Atualmente, o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército mantém agrupado em seu aquartelamento: os procedimentos de logística da classe VII (Centro Logístico), o Ensino de Comunicações e Guerra Eletrônica (Escola de Comunicações e Centro de Instrução de Guerra Eletrônica) e o Emprego (1º Batalhão de Guerra Eletrônica e Companhia de Comando e Controle); além das atividades de coordenação e planejamento do Projeto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON).

Fim do conteúdo da página